Quem tem um fraquinho por clássicos, conhece certamente o vasto historial da Renault no que toca a máquinas de velocidades insanas e causadoras de severa dependência. Do seu longo historial, todos recordamos os modelos turbo, o Clio Williams, depois temos os Gordini, e chegamos onde eu queria com toda esta conversa aos Alpine.
A Alpine era uma pequena construtora francesa que como é fácil de prever, usava motores Renault montados atrás para locomover as suas criações, do seu catálogo constava um carro fantástico que todos se lembram, o A 110 vencedor de inúmeras provas de rally.
Com o decorrer da sua história foi comprada pela Renault, e desta fusão surgiu um dos carros exóticos que eu mais aprecio desta parceria Renault Alpine o A 310.
Na sua primeira encarnação era alimentado por um motor proveniente do R17 preparado pela Gordini. Era um motor de quatro cilindros, montado na parte traseira.
A potência máxima chega a 127 cv, graças ao uso de dois carburadores twin-barrel 45 Weber. tinha um design conde imperava a frente com os inumeros farois, no entanto nao e que o motor 4 cilindros nao fosse capaz mas para aquele aspecto era manifestamente pouco, era bom mas nao chegava....
Na sua primeira encarnação era alimentado por um motor proveniente do R17 preparado pela Gordini. Era um motor de quatro cilindros, montado na parte traseira.
A potência máxima chega a 127 cv, graças ao uso de dois carburadores twin-barrel 45 Weber. tinha um design conde imperava a frente com os inumeros farois, no entanto nao e que o motor 4 cilindros nao fosse capaz mas para aquele aspecto era manifestamente pouco, era bom mas nao chegava....
Já na sua segunda encarnação tinha um fantástico motor v6 a gritar atrás dos nossos ouvidos, juntamente com uma carroceria cheia de fashion sense francês, sem sombra de dúvida foi uma fórmula de sucesso que neste carro se revela, na minha opinião, extremamente atractiva, um verdadeiro super-carro que deixou certamente muitos queixos caídos por onde passou.
Uma inovação que ainda hoje poucos ousam fazer mas que neste e em muitos outros modelos fizeram verdadeiras maravilhas com um ronco bestial, daqueles que nos faz abrir um sorriso de orelha a orelha sempre que usamos o acelerador....
Em termos de potencia o A310 começou com o V6 aspirado de 150cv com vários níveis de acabamentos, mas na sua última versão, chegou aos 193cv graças a uns magníficos carburadores triplos weber IDA entre outras modificações constantes do pack GT Boulogne.
Sem sombra de dúvida que deveria ser um carro fantástico, uma verdadeira delícia…
É certo que desta parceria surgiram também outros modelos muito bons como o A610 e o mítico A110 que são carros fantásticos mas este tem mesmo uma aura exótica especial, tem um sei lá que me faz sonhar cada vez que tenho o prazer de passar os olhos por uma foto sua, é sem sombra de duvida o meu preferido desta parceria, chamem-me doido mas eu adoro o A310.
Hélder Teixeira, no Vicio dos Carros
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