Estamos na semana da revolução e "portantes" recaiu sobre mim a tarefa de escrever um texto alusivo a esta data de extrema importância para Portugal.
Ora portanto hoje no Vicio camaradas vamos falar de maquinas militares,e coisas …..
Nada disso, vamos sim celebrar há nossa maneira com os underdogs da nossa industria automóvel pós 25 de Abril.
E uma verdade que existiram grandes produtores de automóveis nos tempos da velha senhora, coisas que todos conhecemos de terras lusas como os míticos portuenses Edford, o Marlei, os Fap, e outras marcas como os Alba e toda a colecção do museu do Caramulo, sem nenhum desprestigio, são grandes maquinas das quais eu aprecio.
Mas a nossa industria de produção de automóveis não se resume estes carros, Portugal nos anos pós 25 de Abril, produziu bastantes marcas automóveis, das quais hoje no Vicio dos carros vou fazer uma pequena lista de modelos Tugas do pós 25 de Abril pelos quais nutro bastante apreço. Vamos então falar sobre algumas maquinas artesanais made na Tugalandia...
Já falei sobre a Portaro no Vicio dos carros, mas e impossível não salientar um 4x4 que vinha stock com um motor Volvo turbo.
Já pensaram que da mente de um grande português, o José Megre, saiu um 4x4 capaz de envergonhar alguns sedans muito antes de alguém pensar que um 4x4 era capaz disso..... pensem nisto.
Pois é, quantos de vocês sabiam que o AX cabrio era um modelo nacional....
Mas é. Foi produzido pela AG engineering, na amadora. Era um construtor artesanal que utilizava modelos AX para produzir cabrios através de kits em fibra. A empresa foi criada em 86 e encerrou em 02.
Esta é para a malta das quatrelles, quem se lembra deste construtor da Bem Posta perto de Coimbra...
Eu lembro-me, e eram carros muito cool.
Basicamente eram uma R4 com um body kit muito cool, para ir para a praia, e um dos carros que ainda gostava de lhe deitar as mãos, fechou as suas portas também nos anos 90
Feito na A. Cação na Figueira da Foz o AC sportcar era um desportivo com portas tipo asa de gaivota e possibilidade de "meio targa", ou seja sem portas...
Feito com base no Vw carocha, era uma carroçaria de fibra de vidro muito 80's e como é óbvio vindo dos 80's a régua e esquadro estavam em alta no design...
eu pessoalmente acho muito cool a ideia ter um sportcar com o motor 1.6 dos carochas, lightwieght e boxer power parece-me uma boa combinação.....
Poderia aqui também dissertar sobre os U.M.M e os Sado, sobejamente conhecidos entre nos, mas parece-me que convém salientar estes construtores onde imperava o artesanato, o nosso saber fazer, enfim todas as nossas capacidades inventivas que em determinada altura da nossa historia foram postas de lado, desencorajadas e direi ate eliminadas por quem só se interessou nos milhões vindos da Europa.
Não quero com isto parecer saudosista, não e esse o intuito destas linhas., quero celebrar o engenho português, a nossa capacidade de superar as adversidades e lembrar-vos que nos por cá existiu e aind existe uma industria ligada ao mundo dos carros. Uma industria onde de vez em quando vemos aparecer alguns mimos como o Adamastor ou o Vinci GT....
Muitos ficaram por falar mas certamente terei aqui oportunidade de voltar ao tema dos produtores de automóveis nacionais, ate lá um grande abraço e viva a democracia portuguesa...
Helder Teixeira, no Vicio dos Carros...
1xbet korean sports betting review, how to register online
ResponderEliminar1xbet korean sports septcasino betting review, หาเงินออนไลน์ how to register online, how to register, how to register, 1xbet korean sports betting review, online 1xbet 1xbet korean sports