Clube das Marcas mortas - O Portaro

Hoje no Vicio dos carros, voltamos a entrar no Clube das Marcas Mortas para recordar uma marca de automóveis Portuguesa, sim era uma parceria Portugal e Roménia, com motores japoneses e suecos pelo meio, mas no entanto quem mais e que oferecia jeep com mecanica de um 240 turbo da Volvo montada num 4x4?????? Sim acertaram era a Portuguesa Portaro.
 Sim em Portugal existiu uma marca de jeeps que produziu um jeep supercool nos anos 70/80, com motores a gasolina de alta cilindrada, nem parece que estamos a falar de Portugal....

 Nascida da mente empreendedora de Hipólito Pires e do grande José Megre a Portaro era uma marca de Jeeps nacional que utilizava carcaças da Romena Aro e montava em Portugal o Portaro. (daí o nome Portaro portugal + Aro)
Esta marca nasce em 75, altura de grandes mudanças em Portugal, e tal como o tempo que se aproximava a Portaro nasceu cheia de vontade de conquistar e inovar, em pouco tempo a Semal foi contratada para montar as carroçarias que chegavam da Aro romena, no entanto faltavam as mecanicas.

E neste departamento a fiabilidade japonesa foi um ponto a favor do Portaro, a escolha recaiu na Daihatsu, com as suas mecanicas Diesel ao qual foi acoplado um sistema de tração integral permanente bastante confiável e que lhe valeu uma reputação de work horse bastante considerável, ainda nos dias de hoje os conseguimos avistar no Alentejo e outras regiões rurais do nosso pais há ajudar no nosso sector primário da economia.




Mas a Portaro não se limitava a montar Aros, por cá o Aro Romeno ganhou um primo com mais um bocadinho de pinta, melhores acabamentos e mais alguns mimos para os condutores, mas não se iludam eles eram duros.


Com o passar dos anos, e impulsionados pelos resultados comerciais e desportivos em Portugal e no “istranjeiro” a Portaro decidiu inovar, e utilizando a experiência com motores volvo Turbo na competição, decidiram lançar os raríssimos Portaro 210PT Turbo e o Portaro 230PV, ambos com motorizações de origem Volvo a Gasolina, e oferecidos em versão cabrio.


Portanto recapitulando para os mais incrédulos, nos aqui na tugalandia já tivemos uns senhores que percebiam meia dúzia de coisas de jeeps e não só, que fizeram um 4x4 com motores volvo retirados dos 240 turbo nos anos 80, agora a minha questão é onde param os Portaro, porque eu quero um com turbo a gasolina.....





Imaginem um Portaro de rodas bem largas com um motor volvo de 2127cc com Turbo e com uns módicos 156 CV de potencia originalmente, porque com uns ajustes podia aguentar mais.... mesmo muito mais. Era muito Cool, principalmente se nós pensarmos que era uma maquina portuguesa com certeza no desempenho.
No entanto grande parte das vendas centrava-se no trabalho, infelizmente o factor cool foi deixado de lado a nao ser nos celta pt e praticamente toda a gama da Aro que foi montada em Portugal, seja pick-up ou jeep ,  foi mpntada com o trabalho em mente, sempre com o nosso toque e sempre a acompanhar a evolução, quer nas mecanicas quer nos retoques exteriores.

Chegou mesmo a exportar com algum sucesso para terras de sua Majestade e para “paris de França”, sempre com capitais privados.
Já nos anos 90 a Portaro muda-se para o Tramagal, mais concretamente na Fmat, empresa especializada no fabrico de maquinas Agrícolas. Com esta mudança toda a gama é redesenhada e reduzida a oferta para 8 versões, no departamento mecânico acabaram as brincadeiras com motores a gasolina e chegaram os diesel by Ford vindos das transits, com 86 ou 115cv dependendo se tem turbo ou não. Quer dizer não é que fosse mau, mas uma versão a gasolina era boa ideia, nos gostávamos...
 Cerca de 10 mil Portaros foram construídos ate 95, data do encerramento, 30% foram para exportação, os restantes que ficaram por cá muito poucos teriam as mecânicas a gasolina, mas  no entanto eu continuo a curtir muito os Portaro, os cabrio em particular. Fazem-me lembrar os jeeps americanos da altura, e pensando bem já que não podemos ter um V8, um motorzão turbo da volvo serve muito bem...

 Os Portaro foram dos poucos muscle jeeps de Portugueses, se não foram os únicos, bem antes dos anos noventa ofereciam um jeep com puro músculo  made in PT, mas no entanto isso não foi o bastante para convencer um certo senhor a investir na nossa industria, e mais não digo....

Ate há próxima por cá, no Vicio dos Carros.

Hélder Teixeira.


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