Uma loucura dos 90'S



Este menino de que hoje vos vou falar está para mim como um dos carros mais malucos dos anos 90 ao nível da estética. Considero que é um dos carros mais subvalorizados dessa época em parte por ser demasiado rebuscado para uma época onde era arriscado marcar pela diferença, mas que era muito cool lá isso era.
Todos nós, os viciados em carros temos o sonho de um dia ter um hot rod, para alguns será o T-bucket com o maior V8 que lá se poder enfiar, para outros um Boydster com muito daquele estilo street rod da Califórnia, para mim era qualquer um.... pois bem a Chrysler nos late 90's proporcionou isso mesmo, uma fusão do estilo street rod com o estilo mais moderno, mas por algum estranho motivo a coisa não pegou, por mim tinha pegado de estaca mas eu não mando no mundo.

Mas vamos por partes, após o sucesso do mítico Viper, o grupo Chrysler e a GM tentaram revitalizar o mercado da nostalgia com alguns modelos clássicos com um modern twist, casos como o PT Cruiser, a pick up SSR, e este que eu tanto gosto o Prowler. 

Para atingir este objectivo deu rédea solta aos seus criadores e patrocinou a par disso um concurso de design no Art center of design, uma universidade dos states, para impulsionar ideias novas de novos e brilhantes criadores, entre eles um nosso conhecido, o mestre “Chip” Douglas Foose.
Sim foi em parte graças ao seu projecto Hemisphere que surgiu o Conceito para o Prowler, primeiramente apresentado como coupe e onde a Chrysler se inspirou fortemente para criar o Prowler. Embora não seja oficialmente uma parceria a inspiração esta toda lá, thanks master Chip.
De um design arrojado, este roadster de rodas expostas esta para mim como uma interpretação moderna acessível a todos, do que poderia ser um hot rod moderno, o conceito esta bem patente no design, no entanto depois houve algumas coisas onde a Chrysler e os seus engenheiros falharam redondamente tendo em conta o mercado onde queriam colocar primariamente o carro, os States.
Tendo em conta que aquilo que em grande parte define um hotrod é o tamanho do V8 que ostenta debaixo do capot, a unica coisa que tenho a dizer ao senhor que achou que um V6 era suficiente para o Prowler é mais ao menos o que o asno do Trump dizia no seu programa de televisão, you're fired... e tenho para mim que isso era o que lhe devia ter acontecido, não sei se foi mas que devia, devia.
O Prowler pede um v8 e ponto. Não é que um V6 com 200 e alguns meninos seja mau, mas é um hot rod e que eu me lembre este será o único hotrod com um V6, e digamos que não caiu bem nos entusiastas e isso foi em parte o grande erro do Prowler. Pode-se dizer que é o mesmo que estar num bar de hooligans e pedir um copinho de leite, já sabes que ninguém te irá respeitar e muito provavelmente irás ser espancado, e em parte foi o que aconteceu ao Prowler.


Num mercado onde abundam os V8 não consigo perceber o porquê de um carro destes ter saído com um V6 mas enfim são coisas com as quais temos que lidar, e os americanos lidaram bem, não o compraram, fazendo assim com que um carro que tem todas as características para ser um sucesso de vendas fosse fatalmente degenerar num falhanço que levou ao fim da Plymouth, a marca que o vendia nos States.

Mas deixando este pormenor dos motores para trás, o Prowler é um carro que marca tudo e todos por onde passa só pelo estilo, e um neckbraker por direito próprio, ou não tivesse lá o dedo do Foose. Para alem do Prowler existe ainda um outro derivado que eu gosto imenso, é uma espécie de pick up tipicamente hot rod, a Howler que é simplesmente infinitamente cool, e ainda graças ao after market um hard top que o transforma numa salesman van também muito cool, isto tudo graças aos entusiastas que este modelo acabou por granjear ao longo da sua fugaz existência.


Em jeito de conclusão, eu pessoalmente gosto imenso do estilo retro futurista do carro, do stance que ele ostenta e da particularidade das roda frontais estarem a mostra, tem aquelas coisas estupidas por cima  das rodas e os para-choques que mais parecem bigodes, mas nada que não seja fácil de retirar... Já no que toca ao motor eu não me importo nada de ter um V6 musculado, o Gnx já os tinha e davam brita para c@ralho, mas um V8 era outra loiça e bem que podiam ter lá espetado um, os entusiastas fizeram-no portanto mais facilmente a Chrysler o podia ter feito, mas enfim.... foi apenas one big mistake, ou melhor um pequeno enorme erro que os entusiastas dos hot rod's não perdoaram. 

Ate à próxima, por cá no Vicio dos Carros


Helder Teixeira, no Vicio dos Carros

Comentários