Os louros a quem os merece.....

Quantos de vos já ouviram falar de um senhor chamado Walter Treser?????
Muito provavelmente só os grandes conhecedores dos anos 80 e dos grupo B da Audi teram vagamente ouvido falar nele, no entanto Walter Treser foi a mente responsável por fazer do Audi Quattro realidade. Na verdade os créditos são atribuídos a Ferdinand Piech, mas foi da mente de Treser que surgiu a capacidade de tornar o projecto uma realidade.

Em 81 decidiu sair da Audi para criar a Treser, uma marca quase como a Alpina mas do grupo VAG, mais concretamente da Audi, e foi na Treser onde surgiriam os modelos mais doidos tendo como base os modelos de serie do grupo Vag.
Quem construiu o primeiro Quattro de 250 cavalos? A primeira station alemã com turbo? O primeiro Audi de longa distância entre eixos com tração as quatro rodas? O primeiro cabrio com tração as quatro rodas? O primeiro Audi tipo “baja”? O primeiro carro de estrutura Spaceframe de alumínio? O primeiro carro com motor central com base no Grupo Volkswagen?
Todas estas perguntas tem uma resposta fácil, foi Walter Treser e a sua Treser, e hoje vou enumerar aqui algumas das suas criações mais á la Vício....

Treser hunter

Antes de todos o Hunter... foi graças a este modelo que fiquei a conhecer a Treser. Na base é um Audi 80 mas com um look baja incrível. Era com um destes que eu gostava de ir ate aquelas reservas de animais no Quenia e afins...
Foi feito nas duas versões do 80 e é simplesmente infinitamente mais cool que a Allroad que a Audi lançou muitas décadas depois.



Treser Quattro Roadster
Este foi o primeiro projecto especial a sair da Treser. Era na base o Quattro Ur que o Walter Treser ajudou a criar na Audi mas com uma característica única e muito nice, era um rodster com hardtop rectratil daqueles que vemos agora nos cabrios.
No entanto esta não era a única característica interessante que este roadster tinha, graças ao conhecimento profundo que Walter Treser tinha sobre esta base este modelo especial tinha 250 cv, um pouco mais que o Quattro da Audi, graças as melhorias efetuadas por Walter Treser no sistema de combustível onde se encontra uma bomba de gasolina retirada do catalogo da porsche mais concretamente do 928. contudo as melhorias efectuadas ao Ur não se ficam pelo aumento da cavalagem, a suspensão também foi revista , bem como a travagem ou não fosse o fundador da Treser um engenheiro....
Contudo acho que todas as melhorias mecanicas introduzidas ao Quatro ficam suplantadas pelo aspecto do bicho, é mesmo muito cool ver este carro sem tejadilho. E sem perder a agressividade característica do Quattro.

Polo 86c Targa\Cabrio

A Treser foi antes de tudo e como disse antes uma preparadora independente dentro do grupo VAG, com especial evidencia na Audi, no entanto podemos também ver o seu estilo em alguns modelos do catalogo Vw onde escolhi destacar este Polo 86c que pode ser Targa ou roadster, digam la que não é do melhor.
Neste modelo de linhas super sobrias onde muito poucos ousaram mudar muito a Treser depois de olhar para ele decidiu fazer um modelo onde se fundem duas características muito anos 80/90, tornou a maquina Targa e Cabrio, how cool is that.
Eu pessoalmente prefiro ver o Polo todo cabrio, mas devo confessar que ter a opção targa é sempre uma mais valia.
Este modelo tinha por base os Polo GT, uma base já de si interessante, mas que depois de passar pelo crivo da Treser ficou na minha opinião um daqueles segredos escondidos que todos devíamos conhecer, um verdadeiro neckbreaker onde mais uma vez as linhas mestras do carro não são afectadas pela modificação.
Comparável as transformações cabrio que se viram em Corsa's A, Swift's, ou mesmo no Ax bb cabrio , este pequeno roadster goza do facto de também ser targa e na versão cabrio não ter o pilar b que é sempre aquela feature que eu simplesmente abomino em todos os cabrios.
Simplesmente adoro este modelo, ate porque já era fã do 86c, depois de conhecer o Treser todo um mundo de loucura se abriu perante os meus olhos.....



TR1

O Treser one foi um modelo feito de raiz na treser, mais uma vez um roadster de topo onde impera a engenharia de topo e quando falo em engenharia de topo, refiro-me mesmo ao topo daquilo que era feito na altura.
Ora vejamos, era um carro com chasis em spaceframe de alumínio extrudido, coisa que a Audi usou décadas depois no mítico A8 em alumínio. Um ultra leve onde encontrávamos uma mecanica 1.8 de origem VW com 150 poneis e montada centralmente e um look a condizer tudo isto nos idos anos 90, apenas tenho a dizer muito bom e fazer a devida vénia.

Sobre a treser muito mais haverá a falar, foi uma daquelas construtoras independentes de que todos nos devíamos falar e conhecer pelo seu legado de engenharia de ponta e conceitos verdadeiramente inovadores para a altura.
No entanto, e muito provavelmente por estar a anos luz do seu tempo, foi uma marca que quase caiu no esquecimento para mal dos nossos pecados....Deixo-vos aqui um cheirinho do que eles fizeram e aconselho a fazerem uma pesquisa por estes grandes engenheiros com certeza que não vão dar o vosso tempo como perdido.... até a próxima, aqui no Vicio dos Carros

Hélder Teixeira no Vicio dos carros.



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