Road Trippin




Um dos maiores prazeres que eu posso ter com um carro é fazer road trips. Sei lá, é uma experiência sempre única influenciada por imensos factores que vão desde a companhia, à musica, ao tempo, ao carro com se faz a roadtrip e à própria estrada. A conjugação deles pode fazer uma excelente experiência ou ser uma verdadeira seca se não gostarem de fazer estrada.... 
No meu caso acaba por ser sempre uma excelente experiência até porque quase sempre é uma experiência familiar onde a parte de desfrutar a estrada e partir à descoberta de recantos escondidos na historia portuguesa é sempre uma prioridade, logo quando no fiel amigo GPS se encontra um ponto de interesse, tenho a tendência de parar, esticar as pernas e tentar conhecer um bocadinho do nosso paraíso à beira mar plantado.

Na ultima que fiz fui do Porto ate Peniche e pelo meio encontrei uma estrada que aconselho vivamente a fazerem, e da qual eu ate à pouco tempo desconhecia a existência, mas graças ao meu copiloto excepcional, o GPS, tive o prazer de a conhecer
.
Com início perto da praia do osso da baleia, esta estrada segue em direção a sul sempre junto à costa ate perto da Nazaré, e visto estarmos a começar a altura do calor, revelou ser uma excelente escolha para a minha roadtrip. No começo da estrada, logo depois de sair da nacional 109 vamos atravessar a mata do nacional do urso ou pinhal do urso. Calma que não avistei nenhum urso mas o que encontrei pela frente foi uma excelente estrada entre pinhais onde imperam as longas rectas e curvas pouco acentuadas.

É daquelas zonas propícias a ir de vidro aberto, braço de fora e enjoy the moment, até chegar ao primeiro ponto de paragem, a praia do Pedrogão.

Pelo meio encontramos também a Lagoa da Ervideira, muito porreira para avistar aves e apreciar um momentos de silêncio e contemplação.
Mas o objectivo era Pedrogão e sentar-me numa esplanada porque começava a chegar a #horadoMartini.

Depois de apreciar a praia e os característicos barcos da arte chavegá voltei à estrada, porque embora os restaurantes abundassem por ali, ainda era cedo e o objectivo final era chegar a S. Martinho do Porto por volta da hora do almoço.
Saindo de Pedrogão em direcção a sul vamos entrar verdadeiramente na estrada atlântica.


Posso-vos dizer que sao rectas intermináveis sempre junto ao mar.... a paisagem é brutal, e os cantinhos para se parar e curtir umas "jolas" junto ao mar também.
 Na cadência de praias por onde fui passando ficou a Pedrogao, a Praia da Vieira e S. Pedro de Moel como pontos de referência, mas são imensas as praias muito fixes por onde passamos.

Já no que toca à estrada essa é... sempre a direito.


Estou a ser injusto, as rectas são imensas e magníficas com o azul do mar mesmo ali ao lado, mas já na parte final depois de S.Pedro de Moel começa a coisa a ficar mais interessante com algumas curvas mais rápidas capazes de proporcionar alguma pica até chegar a Nazaré, para mais uma paragem, esticar as pernas e mais uns momentos de aperitivos na esplanada...


Vir para estes lados e não fazer uma paragem na Nazaré é uma daquelas coisas obrigatórias, e na verdade a esta magnifica Estrada termina no sitio da Nazaré. mas como eu gosto imenso de S. Martinho do porto decidi continuar com este itenerario ate lá...

Mas vamos lá para a estirada final até uma vila piscatória que eu muito aprecio S. Martinho do Porto, e portanto lá me fiz à estrada outra vez, desta vez em direcção a Óbidos para depois de mais uns quilometros chegar a S. Martinho do Porto para uma das partes mais importantes do dia, o almoço.....
Para os que não conhecem S Martinho do Porto é uma baia única em Portugal e provavelmente no mundo, devido à sua forma em concha.

Gosto imenso de cá vir, é um óptimo sítio, excelente para comer bom peixe e apreciar a calma própria da vila


Desta vez o sítio que escolhi para almoçar foi a Nova Gaivota, um sítio muito porreiro que curiosamente é gerido por um homem bem cá do norte, do Gerês mais propriamente.


Na carta impera o Peixe como seria de esperar, mas também temos as opções para os carnívoros ou nao fosse o "chef" do minho. Com boas escolhas na carta de vinhos este espaço revelou-se bastante agradável para uma refeição em família ou com amigos. Uma curiosidade por causa de uma miniatura da vw bus, fiquei a saber que o "chef" também e um homem dos carros e que já foi o feliz proprietário de um Polo G40. A quem andar por estas bandas aconselho a visita.






Mas neste road trippin quero deixar o enfoque na Estrada Atlântica e restante estradas por onde passei até chegar a S. Martinho do Porto. 

Foi um troço que me deu muito prazer e agora entrados que estamos na primavera é uma estrada à qual certamente irei voltar certamente...


Helder Teixeira, no Vicio dos Carros

Comentários