Um verdadeiro exótico

Os anos 80 foram fantásticos para quem como eu gosta de carros de linhas rectas, daquelas feitas sobre estiradores, com régua e esquadro. Era a uma época de carros de linhas simples e que sempre me fascinaram, obras de arte como o Carabo, o Esprit, o Countach e outros que tais ocuparam as paredes dos quartos de quase todos nos side by side com a Samanth fox e bandas com gajos de fartas cabeleiras. 
Dito isto, devo também dizer que os 80's não param de me surpreender. Recentemente nestas minhas andanças pela web descobri um carro que desconhecia por completo e pelo qual devo dizer que comecei a criar um certo affair, o Hoffsteter.

Nascido nos final dos anos 80 no Brasil o Hoffsteter era uma produção brasileira com peças de quase todas as marcas existentes na altura no mercado brasileiro, uma verdadeira dor de cabeça pelos padrões dos dias de hoje, mas perfeitamente aceitável quando falamos do Brasil nos anos 80 onde era impossível importar o que quer que fosse.
E, tendo em conta este fecho do mercado ao exterior, os brasileiros que queriam mais decidiram e bem produzir kit cars bem excêntricos e musculados, e com estilo puramente brasileiro.
Marcas como a Puma, o Miura, a Farus entre outras pequenas operações decidiram e bem fazer carros diferentes baseados nos materiais que tinham disponíveis.

Este também foi o caso para o Hoffsteter, foi projectado usando um chassis tubular ao estilo dos carros de competição da altura, uma carroçaria em Fibra de vidro inspirada directamente pelo que de melhor se fazia em termos de exóticos e um motor do Vw gol 1.8 turbo, substituída depois por um 2.0 também de origem Vw, engraçado que embora a mecânica seja maioritariamente Vw usava também peças Ford, Opel e não só pelo que quando um destes carros era comprado vinha acompanhado por um registo de todas as peças usadas na concepção devido a existirem tantas peças diferentes... funny no.

Mas vamos ao que interessa, o "hoffy", era um carro bastante evoluído e que deveria ser o centro das atenções na altura. as linhas deste carro não passam indiferentes a ninguém. Parece o carro do Automam tinha cerca de um metro de altura, portas tipo gullwing, e faróis escamotiaveis, pop ups para os amigos, um must para qualquer exótico, que se diga exótico...
No interior tínhamos bancos tipo backets em couro, confortáveis q.b., e painel digital bem ao estilo dos anos 80.

Ao contrario da maioria, que usava chassis emprestado, o Hoffsteter usava uma plataforma própria desenhada com a performance em mente, o que basicamente permitiu localizar o motor em posição central, ao contrario dos habituais sítios (frente para as bases Gm e  Vw ap ou traseiro para as bases carocha) o que demonstra o quanto bem pensado era.
Portanto lightweight racing tubular chassis, check. Motor central, check....e potencia??? Bem esse departamento também não foi esquecido, o motor era 1.8, de origem Vw, ao qual foi acoplado um turbo era capaz de produzir 175cv no 1.8turbo  e 210cv no 2.0 turbo, o suficiente para que o Hoffesteter atinja os 230km\h, melhor que o DeLorean da mesma altura... 

Agora voltando ao presente estes Hoffsteter são verdadeiras lendas, mitos urbanos que raramente se vêem na estrada no Brasil, em grande parte devido ao facto de so terem sido produzidos durante pouco tempo e em números extremamente reduzidos, só foram feitos 18, mas os números fazem parte do conceito do exótico, e suposto serem exclusivos...

Espero que gostem deste tesouro brasileiro, eu sei que adorava ter um...

Helder Teixeira, no Vicio dos Carros



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