Modernices, o BMW I8

Agora que o BMW i8 já esta farto de andar pelas nossas estradas e pelos nossos olhos e ouvidos, estava na hora de eu, o dinossauro residente, dissecar sobre o assunto.

Apresentado como a definitiva pedra no sapato de todos os dinossauros que preferem a gasolina, o I8 vinha para ser o próximo grande desportivo da BMW.
Cheio de tecnologia verde e very clever engeniering, este modelo híbrido plug in e na verdade um exercício de engenharia deveras interessante, possivelmente a única forma que considero ser possível a utilização de energia elétrica num automóvel.

Sim eu sou o dinossauro residente, adoro coisas com cheiro a óleo e gasolina e que não tenham pequenos engenheiros a dizerem o que fazer, mas tenho que admitir que sim o I8 e um carro muito bom.
A condução é excelente, o uso e abuso de carbono na conceção deste carro, combinado com a boa colocação das baterias entre o chassis, concentrando o peso em baixo e bastante próximo do centro, beneficiam a condução e agilidade do carro. No entanto existe sempre um grande ponto de interrogação na minha cabeça sobre o I8

 Sera esta a melhor coisa que a BMW podia ter feito com o I8?

Como disse atrás eu hoje vou falar sobre o assunto, e o I8 já tem umas coisas que vale a pena refletir. Se o analisarmos como um analista financeiro e uma coisa genial. Sim pagar tão pouco de impostos e poder gastar tão pouco como diz a BMW seria, para um economista, o mesmo que ter um principio de um orgasmo.
E como agora os políticos já sabem fazer carros e decidiram que a energia elétrica é mais “verde”, a ideia de ter um motor elétrico com 130 cv é conveniente, no entanto será de notar que atrás tem um 3 cilindros turbo 1.5 com 220 cv (go petrol), mas e o motor electrico que faz com que o i8 pague menos impostos e seja socialmente mais aceite.
No entanto para que isto aconteça temos que enfardar o carro com dois motores um elétrico para a frente, e o “normal” para as rodas de trás, e duas caixas, e baterias cheias de lítio “verde”... ora bem vista a coisa isto traz atrás muito peso.
No entanto o I8 pesa só 1500kg, ora isto mostra bem o uso do carbono e faz do I8 um carro bastante rápido, bem vista a coisa imaginem só o peso sem baterias e sem electrificanços......mas siga em frente.

Design

O que dizer, é a reencarnação do M1... o carro esta fabuloso e é sem duvida um neckbreaker. Aquelas portas, a frente agressiva, o Porsche na traseira, tudo fica bem. XD

Agora a serio é um carro muito bonito e um verdadeiro exótico, no entanto não acho que vá ficar na historia como o M1, ate porque continuo com a impressão que e uma coisa de moda bastante influenciada pelos tempos que corremos, cheios de gadegts.
No entanto sim é um carro muito bem equipado e muito, mas mesmo muito agressivo, devo dizer que acho o kit schintzer do melhor.
E depois temos o Spyder em que pronto looks kill ...






Mas será o I8 só maravilhas???

Eu acho que não, pelos reviews que tenho lido o I8 na verdade é um exótico com consumos baixos, mas que tendo analisado a coisa a frio depois de a usarem se calhar o I8 não e bem uma rosa sem espinhos...
Vamos por partes, o spec sheet impressiona e como já disse antes, híbrido desta forma eu concordo... mas digamos que o specsheet não diz algumas coisas.... tais como que o i8 em modo elétrico é tão bom de se conduzir como um 45s, e se calhar para o 45s esta apreciação e injusta. E em modo para entusiastas o consumo não e tão baixo quanto isso, isso o specsheet não diz.
Sim aprecio o I8 mas como disse antes sou o dinossauro residente, e olhando para a historia recente da BMW o I8 podia ter sido tão mais bem aproveitado, pelos consumos reias em modo desportivo como deve ser eu se calhar preferia aliar aquele brilhante chassis a uma qualquer mecanica 6 em linha twin turbo recente e presentes nos M...
E depois temos a questão ambiental, serei eu assim tão dinossauro que não consigo perceber a vantagem de ter o motor elétrico, sim sou.
Eu não entendo como e que construir dois motores baterias e all the clever engeniering são assim ato melhores para a pegada ecológica do I8 que ter um único motor eficiente a gasolina.. Mas bem eu sou um bocadinho retrograda e goste de sítios sem minas de lítio, e produtos tóxicos....

Portanto cá vai a minha conclusão, sim o I8 e um grande exótico, que fará imenso sentido para políticos e economistas, mas não acho que seja aclamada solução para os problemas da poluição.
 A maioria dos carros já expele pelo escape ar menos poluído que o que entra no motor pelo que acho estranho que não usem todo o arsenal hi tech para fazerem realmente um digno sucessor do M1, com um único motor de gasolina e aquele chassis excelente e extremamente lightweight, e que seria realmente muito bom, apesar de ter um porsche up is ass....

Helder Teixeira no Vicio dos Carros


Comentários