Speed 3

  Uma das marcas pela qual nos aqui no Vicio nutrimos bastante respeito é a Mazda.
Por aqui gostamos da  Mazda porque basicamente  são  tão apaixonados como nos.
Acho que os projectos mais doidos que saem desta casa são verdadeiras obras de engenharia em que o prazer de construir grandes maquinas só porque sim esta sempre na equação.


Se assim não fosse muito dificilmente veríamos coisas tão fantásticas como os Rx e os seus motores wankel que não existem em mais lado nenhum na actualidade, os motores de ciclo Miller com 5 tempos existentes nos Xedos9, os Mx, sejam eles o 3 com o seu V6, ou o 5 que se manteve sempre fiel ao conceito original de um sport car puro e duro.  Enfim só uma marca verdadeiramente virada para a vanguarda e para os entusiastas é capaz de tamanhas loucuras, onde já se viu um motor de 5 tempos só porque sim.... Só na Mazda.
​​

E é precisamente nas prateleiras da historia da Mazda que eu acho que esta um  grande hot hatch vindo de terras do sol nascente que passou ou lado de muita gente.... o Mazda 3 MPS.

  Este é daqueles carros que eu não compreendo como é que passou ao lado de tanta gente. Discreto Q.b. este carro lançado em 06 era possuidor de uma central nuclear no lugar do motor, um 2.3 turbo capaz de o impelir dos 0 aos 100 em pouco mais de 6 segundos, 6 SEGUNDOS, isto e território de supercarro.
​​
Mas vamos por partes, vamos então começar pela analise do mercado da altura, a concorrência. Na altura em que foi apresentado ao mercado este MPS foi equiparado maioritariamente com o Focus ST e com o Golf GTI mk 5, na verdade são bons carros, no caso do Focus e na minha opinião é mesmo um muito bom carro, mas no entanto não eram match para este MPS.
​​
   O seu pulmão com 2.3 de cilindrada e um turbo como manda a lei dizimaram completamente a concorrência dando segundo as specs dois segundos ao Golf e 1.6 segundos ao Focus, e isso e impressionante tendo em conta que o ST tem um 5 cilindros turbo emprestado pela Volvo.
​​
Em termos dinâmicos o MPS conta também com um diff autoblocante, suspensões trabalhadas, big brakes e alguma ciência para controlar os ímpetos desta besta, por exemplo em caso de perca de tracção na frente a electrónica foi pensada para aliviar a pressão do turbo, ao contrario do normal funcionalismo do ESP que seria travar a roda que foge e criar limitações no pedal do acelerador e outras coisas do género. é um Mazda pelo que não podia ser igual aos outros.


No look, bem este é um sleeper. Poucas são as extravagancias que fazem denunciar o seu carácter de hot hatch, para os mais distraídos passa perfeitamente ao lado.
Comparado com o Golf GTI ou o ST parece-me muito mais sóbrio e insuspeito, perfeito para passar despercebido, tal como o Skoda RS que falei há uns tempos. Na minha opinião não é preciso gritar a toda gente que temos um carro rápido, estraga a surpresa.
​​



No interior o requinte e sobriedade mantém-se, há excepção dos bancos com as linhas vermelhas e os logos Mazda speed poucos sao os itens que fogem ha sobriedade deste carro, o que o torna na minha opiniao um carro perfeito para alguem que gosta de passear com a família num track day car para estrada.
​​
É um carro para verdadeiros entusiastas da condução a brutalidade do seu motor, e o auxilio do autoblocante tornam este carro numa maquina rápida e fácil de usar, uma das ideias que fiquei nos vários ensaios que li foi que o carro é demasiado "bruto", a pergunta que eu deixo é: E isso e mau??????

Para alguns poderá ser, para nos que gostamos de brutos não será certamente defeito, é feitio...
​​



Portanto rapaziada já sabem quem procura um hot hatch como deve ser com 10 anos ou menos este é um forte candidato, se os conseguirem encontrar.

Ate há próxima por cá, no Vicio dos Carros.

Hélder Teixeira

Comentários