Uma das marcas pela qual nos aqui no Vicio nutrimos bastante respeito é a Mazda.
Por aqui gostamos da Mazda porque basicamente são tão apaixonados como nos.
Acho que os projectos mais doidos que saem desta casa são verdadeiras obras de engenharia em que o prazer de construir grandes maquinas só porque sim esta sempre na equação.
Se assim não fosse muito dificilmente veríamos coisas tão fantásticas como os Rx e os seus motores wankel que não existem em mais lado nenhum na actualidade, os motores de ciclo Miller com 5 tempos existentes nos Xedos9, os Mx, sejam eles o 3 com o seu V6, ou o 5 que se manteve sempre fiel ao conceito original de um sport car puro e duro. Enfim só uma marca verdadeiramente virada para a vanguarda e para os entusiastas é capaz de tamanhas loucuras, onde já se viu um motor de 5 tempos só porque sim.... Só na Mazda.
E é precisamente nas prateleiras da historia da Mazda que eu acho que esta um grande hot hatch vindo de terras do sol nascente que passou ou lado de muita gente.... o Mazda 3 MPS.
Este é daqueles carros que eu não compreendo como é que passou ao lado de tanta gente. Discreto Q.b. este carro lançado em 06 era possuidor de uma central nuclear no lugar do motor, um 2.3 turbo capaz de o impelir dos 0 aos 100 em pouco mais de 6 segundos, 6 SEGUNDOS, isto e território de supercarro.
Mas vamos por partes, vamos então começar pela analise do mercado da altura, a concorrência. Na altura em que foi apresentado ao mercado este MPS foi equiparado maioritariamente com o Focus ST e com o Golf GTI mk 5, na verdade são bons carros, no caso do Focus e na minha opinião é mesmo um muito bom carro, mas no entanto não eram match para este MPS.
O seu pulmão com 2.3 de cilindrada e um turbo como manda a lei dizimaram completamente a concorrência dando segundo as specs dois segundos ao Golf e 1.6 segundos ao Focus, e isso e impressionante tendo em conta que o ST tem um 5 cilindros turbo emprestado pela Volvo.
Em termos dinâmicos o MPS conta também com um diff autoblocante, suspensões trabalhadas, big brakes e alguma ciência para controlar os ímpetos desta besta, por exemplo em caso de perca de tracção na frente a electrónica foi pensada para aliviar a pressão do turbo, ao contrario do normal funcionalismo do ESP que seria travar a roda que foge e criar limitações no pedal do acelerador e outras coisas do género. é um Mazda pelo que não podia ser igual aos outros.
No look, bem este é um sleeper. Poucas são as extravagancias que fazem denunciar o seu carácter de hot hatch, para os mais distraídos passa perfeitamente ao lado.
Comparado com o Golf GTI ou o ST parece-me muito mais sóbrio e insuspeito, perfeito para passar despercebido, tal como o Skoda RS que falei há uns tempos. Na minha opinião não é preciso gritar a toda gente que temos um carro rápido, estraga a surpresa.
No interior o requinte e sobriedade mantém-se, há excepção dos bancos com as linhas vermelhas e os logos Mazda speed poucos sao os itens que fogem ha sobriedade deste carro, o que o torna na minha opiniao um carro perfeito para alguem que gosta de passear com a família num track day car para estrada.
É um carro para verdadeiros entusiastas da condução a brutalidade do seu motor, e o auxilio do autoblocante tornam este carro numa maquina rápida e fácil de usar, uma das ideias que fiquei nos vários ensaios que li foi que o carro é demasiado "bruto", a pergunta que eu deixo é: E isso e mau??????
Para alguns poderá ser, para nos que gostamos de brutos não será certamente defeito, é feitio...
Portanto rapaziada já sabem quem procura um hot hatch como deve ser com 10 anos ou menos este é um forte candidato, se os conseguirem encontrar.
Ate há próxima por cá, no Vicio dos Carros.
Hélder Teixeira
Por aqui gostamos da Mazda porque basicamente são tão apaixonados como nos.
Acho que os projectos mais doidos que saem desta casa são verdadeiras obras de engenharia em que o prazer de construir grandes maquinas só porque sim esta sempre na equação.
Se assim não fosse muito dificilmente veríamos coisas tão fantásticas como os Rx e os seus motores wankel que não existem em mais lado nenhum na actualidade, os motores de ciclo Miller com 5 tempos existentes nos Xedos9, os Mx, sejam eles o 3 com o seu V6, ou o 5 que se manteve sempre fiel ao conceito original de um sport car puro e duro. Enfim só uma marca verdadeiramente virada para a vanguarda e para os entusiastas é capaz de tamanhas loucuras, onde já se viu um motor de 5 tempos só porque sim.... Só na Mazda.
E é precisamente nas prateleiras da historia da Mazda que eu acho que esta um grande hot hatch vindo de terras do sol nascente que passou ou lado de muita gente.... o Mazda 3 MPS.
Este é daqueles carros que eu não compreendo como é que passou ao lado de tanta gente. Discreto Q.b. este carro lançado em 06 era possuidor de uma central nuclear no lugar do motor, um 2.3 turbo capaz de o impelir dos 0 aos 100 em pouco mais de 6 segundos, 6 SEGUNDOS, isto e território de supercarro.
Mas vamos por partes, vamos então começar pela analise do mercado da altura, a concorrência. Na altura em que foi apresentado ao mercado este MPS foi equiparado maioritariamente com o Focus ST e com o Golf GTI mk 5, na verdade são bons carros, no caso do Focus e na minha opinião é mesmo um muito bom carro, mas no entanto não eram match para este MPS.
O seu pulmão com 2.3 de cilindrada e um turbo como manda a lei dizimaram completamente a concorrência dando segundo as specs dois segundos ao Golf e 1.6 segundos ao Focus, e isso e impressionante tendo em conta que o ST tem um 5 cilindros turbo emprestado pela Volvo.
Em termos dinâmicos o MPS conta também com um diff autoblocante, suspensões trabalhadas, big brakes e alguma ciência para controlar os ímpetos desta besta, por exemplo em caso de perca de tracção na frente a electrónica foi pensada para aliviar a pressão do turbo, ao contrario do normal funcionalismo do ESP que seria travar a roda que foge e criar limitações no pedal do acelerador e outras coisas do género. é um Mazda pelo que não podia ser igual aos outros.
No look, bem este é um sleeper. Poucas são as extravagancias que fazem denunciar o seu carácter de hot hatch, para os mais distraídos passa perfeitamente ao lado.
Comparado com o Golf GTI ou o ST parece-me muito mais sóbrio e insuspeito, perfeito para passar despercebido, tal como o Skoda RS que falei há uns tempos. Na minha opinião não é preciso gritar a toda gente que temos um carro rápido, estraga a surpresa.
No interior o requinte e sobriedade mantém-se, há excepção dos bancos com as linhas vermelhas e os logos Mazda speed poucos sao os itens que fogem ha sobriedade deste carro, o que o torna na minha opiniao um carro perfeito para alguem que gosta de passear com a família num track day car para estrada.
É um carro para verdadeiros entusiastas da condução a brutalidade do seu motor, e o auxilio do autoblocante tornam este carro numa maquina rápida e fácil de usar, uma das ideias que fiquei nos vários ensaios que li foi que o carro é demasiado "bruto", a pergunta que eu deixo é: E isso e mau??????
Para alguns poderá ser, para nos que gostamos de brutos não será certamente defeito, é feitio...
Portanto rapaziada já sabem quem procura um hot hatch como deve ser com 10 anos ou menos este é um forte candidato, se os conseguirem encontrar.
Ate há próxima por cá, no Vicio dos Carros.
Hélder Teixeira
Comentários
Enviar um comentário