Sim, adivinharam, este é uma daqueles artigos que vai enriquecer tanto a vossa vida como ver um macaco a jogar xadrez. Talvez menos.
Mas se a questão pode ser feita, o Vício dos Carros tem de a responder, e no meio de 10 milhões de portugueses, algum deve andar com ideias de comprar um Viper. Isto somos nós a encorajá-lo.
Se a parte do "V10 de 8 litros" não vos parece suficientemente apelativa, talvez fiquem contentes por saber que o Viper está prestes a cimentar o seu lugar na história como a última grande loucura de Detroit, porque, tragicamente, vai deixar de ser produzido em 2017. Sim, após muitos anos de especulação, os rumores finalmente se confirmaram, a víbora morre este ano. Aparentemente, nos tempos que correm não é fácil de persuadir os políticos mais verdocas de que um carro de dois lugares precisa de um motor tão grande, portanto a Fiat Chrysler Automobiles, após comprar imensos "créditos de ar limpo" à Tesla (sim, porque isso existe, e pode-se comprar) para poder vender V8's e V10 enormes, desistiu da luta e decidiu abater a sua cobra de estimação. Para um coleccionador, isto é mel, porque quer dizer que daqui a uns anos o Dodge Viper vai valer muuuito mais do que vale hoje, o que nos leva a apontar a primeira razão:
1.Investimento seguro.
A segunda razão é apenas válida para algumas pessoas, porque, estranhamente, há quem não goste de atrair atenções com o seu carro. Estranho, não é? Mas é verdade. No entanto, para nós que fazemos questão de obrigar as pessoas a olharem para o nosso carro quando passamos por elas, às vezes recorrendo ao velho truque de abrir a janela e gritar: "OH BOUA! Já viste as jantes do meu Punto?", o Viper tem a seu favor o facto de:
2.Virar mais cabeças do que um Ferrari ou um Porsche.
Especialmente com a pintura das riscas de corrida. Obviamente, quando um carro chama muito à atenção, um outro tipo de carros com riscas pintadas costuma gostar de os mandar parar, por norma apresentando-se através de néons intermitentes ou rotativos.Mas descansem, futuros donos de Vipers, pois esse grupo de pessoal do tuning que se veste todo de igual e escreve "Polícia" e "112" nos carros, a armar que é de corrida, tem, na melhor das hipóteses, um Audi R8, portanto vão sempre perder em picanços convosco.
Podem é mandar umas cartas todas zangadas para vossa casa, a exigir que paguem isto e aquilo, ou que entreguem as cartas de condução, mas isso é simplesmente mau perder, até porque toda a gente que já viu o Velocidade Furiosa sabe que quem perde é que paga ou entrega documentos. Por isso fiquem descansados, porque o Viper:
3.Consegue fugir à Polícia.
E se não acham o último ponto importante, pensem em que tipo de pessoas poderão conseguir sustentar um carro destes em Portugal. Pois...
4.Não é italiano.
Sim, apesar de o grupo Chrysler agora pertencer à Fiat, o Dodge Viper não é italiano, o que não deveria querer dizer nada, mas em Portugal é um critério extremamente importante. Portanto aí está, um carro à medida dos portugueses. Pena que não há nenhum com o 1.5 dCi da Renault, aí era mesmo na mouche.
E por fim, o ponto mais importante:
5.Anda mais do que um Honda Civic.
Eu sei que parece mito, mas não é. Existem mesmo carros mais rápidos do que os Hondas Civic. Sim, mesmo com o B18. Sim, mesmo com o K20. Sim, mesmo com o B18 e um turbo. Sim, mesmo com o K20 e um turbo. Sim, mesmo com o K20 e dois turbos. Sim, mesmo com o K20, dois turbos, um B18 com outros dois turbos montado atrás e ainda um B16 com mais dois turbos no meio e o Fred Flinstone a dar gás através de um buraco no chão.O Dodge Viper consegue mesmo ser mais rápido, independentemente dos vídeos que viram no youtube. Sim, os Civics são muito fixes, eu tive um, mas não são tudo o que é sagrado no mundo automóvel, os portugueses têm de se capacitar disso, da mesma forma que o pessoal dos Ibizas tem de se capacitar que o Civic é melhor. Quem tiver um Viper em Portugal vai ser uma espécie de profeta, a espalhar conhecimento pelas ruas, entre um povo antigo e antiquado, de velhos que discutem VTEC's e TDI's. O Viper é a Boa-Nova, é a lenda, é o alfa e o ómega, é a salvação! Pode ser seu, por cerca de 100.000€, mais legalização, e um IUC que rondará os 900€. A pechincha do século.
E lembram-se de quando o Pedro Lamy venceu os GT2 com um?
Gonçalo Sampaio, no Vício dos Carros
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