Dizem os antigos que
de Espanha nem bom vento nem bom casamento, e se junto com o vento
vier também uma nuvem de fumo negra não se admirem provavelmente é
uma concentração de ibizas e companhia junto há fronteira.... mas
do lado Português, sim porque nos por cá parece que temos um queda
grande pelos carros a diesel dos nuestros hermanos “alemães”....
Mesmo sabendo que por cá
quando se fala em Seat irá existir sempre uma alminha a lembrar os
diesel, eu hoje decidi instruir um pouco mais a comunidade entusiasta
da Seat e relembrar que nem todos os Seats emanam um forte aroma a
azeite de locomoção e muito menos fazem fumo preto.
Para cumprir a minha
tarefa decidi elaborar um top 5 dos SEAT há homem...
E vamos começar pelo
NUMEROOOOOOO 5, o Seat Toledo V5.
Em ultimo lugar da
contagem encontramos o Toledo da segunda geração com o excelente
motor v5 e origem VW. Um excelente carro familiar que produz a modica
quantia de 170 animais, originados num bloco 2.3 litros e 20
válvulas...
Existia também o 1.8 turbo
de 180 cv outra excelente opção, no entanto o encanto do V5, e o
trabalhar do motor levam a que seja difícil não escolher o 2.3 como o
mais refinado.
Já na sua primeira versao existiram também Toledo's de grande aptencia para este top, nomeadamente o 2.0 16v de 150 cv,
mas alguns tinham que ficar de fora, e o carisma desta versão do
Toledo tresanda a carro de homem de barba rija, em grande parte
graças ao V5..... por outro lado na sua terceira geração a Seat
consegue estragar a coisa ao tentar fazer um híbrido de uma vasectomia
mais desportiva, dai este quinto lugar.... uma pena porque as versões
de turismo deste modelo sempre foram muito porreiras.
NUMEROOOOOOO 4, o Seat 1430 Bocanegra
Reservei o numero quatro “
for the real” Bocanegra.
Um pequeno demónio que a Seat lançou
ainda quando era parceira Fiat. Tinha por base o chassis do 127 mas
com um styling muito distinto comprado há muito pouco italiana Nsu,
mas que fora desenhado por um senhor Italino chamado Aldo Sessano.
Como este projecto foi
idealizado para um carro todo atras, caracteristico da Nsu, uma das
suas caracteristicas distintivas surge por mero acaso.... Sim ,
aquelas entradas de ar na traseira eram para a refrigeraçao nos
Nsu...
A outra era a sua Boca
negra, produzida pela grelha e a peculiar stripe muito muscle car.
A outra caracteristica de
bastante interesse e o facto de este badboy ter nos anos 70 um motor
1430 de 77 meninos...
fica pelo quarto lugar
devido há baixa produçao, mas fica a nota de um carro muito cool.
NUMEROOOOOOO 3, o Seat
Ronda Crono
Aquilo que começou como
sendo um Fiat Ritmo com um styling diferente, teve um terminus
bastante diferente do Ritmo. Para alem de bastante mais raros estes
“primos” do Ritmo também tiveram nas suas fileiras versões
musculadas, apresento-vos o Ronda Crono.
Na sua essencia era um
ritmo Tc, ate nos motores 2.0, mas tinha um twist. As cabeças do
motor 2.0 de origem Fiat eram trabalhadas pela Porsche para a Seat
naquela que seria uma das primeiras insurgencias da Porsche na Seat
através do System Porsche.
Ora na pratica isto
significa que o Ronda Crono era na verdade um carro diferente do
Ritmo,e convenhamos um styling diferente que na minha opinião não
fica nada atrás...
NUMEROOOOOOO 2, o Seat
1430 especial 1600, a.k.a FU
One of the great, é tudo o
que tenho a dizer, pouco faltou a este carro para ser perfeito...
Era na sua base um Fiat
124, contudo tinha acabamentos superiores importados do Fiat 125, um
dos truques da Seat para fazer carros cool.
Mas o especial deste
modelo FU era o facto da Seat ter copiado os tuners da altura e lhe
ter dado uma alma de corredor, ou seja tinha um motor Bialbero, twin
cam de 95 vitelos escondido debaixo do capot, tal como a maior parte
dos Seat de topo na altura, isto numa berlina familiar mid range.
O resultado era um carro
de corrida de cinco lugares e matricula. Ou seja, sem muito esforço
se passava este modelo familiar de passear a sogra e ir buscar os
putos há escola durante a semana, para um track car de fim de semana
capaz de não fazer ma figura.
Um bom sleeper antes de
existir o conceito sleeper, well done Seat... Well done.
NUMEROOOOOOO 1, o Seat
Ibiza SXI
Era incontornável, este
foi o Seat que mais brilhou na historia da Seat, e convenhamos o
único e verdadeiro Seat, desenvolvido pela Seat.
Esta primeira versao do
Ibiza lançado em meados dos anos 80 foi desde cedo um alvo de amor
odio, todos já ouvimos falar dos motores system porsche, quase tanto
bem como mal...
No entanto pelo meio de
tanto ruido o Ibiza pervaleceu e resistiu, e consegiu esconder alguns
segredos da populaçao generalista que so conheceu os 1.2 e os tdi.
Este modelo tinha uma
versão de duas portas que dava pelo nome de SXI, e essa era uma versão
há homem com desempenhos há homem.
Na sua versão mais básica
o 1.5 de origem Seat e system porsche debitava 105cv mas, contudo,
existiram versões ainda mais poderosas lembro os 1.7 e os infames 1.5 turbo exclusivos dos suíços (you lucky bastards) que
puxavam ainda melhor uma carroçaria básica e de peso pluma.
Se isto não bastasse para
notabilizar o primeiro dos Ibiza's existiu ainda um a versão bimotor
que correu nos rallys em Espanha...
Um verdadeiro ícone que em
todas as suas gerações esconde grandes mecânicas a gasolina de topo por
baixo de todo o fumo negro da restante família....
Agora..... e depois desta lista, lembrem-se de me falarem de Seat's a Diesel e de como são grandes
maquinas.... garanto que sapatos e outra coisas iram voar..... ate há próxima por cá no Vicio dos Carros.
Hélder Teixeira, no Vicio dos Carros
Comentários
Enviar um comentário