Segredos da Catalunha....

Dizem os antigos que de Espanha nem bom vento nem bom casamento, e se junto com o vento vier também uma nuvem de fumo negra não se admirem provavelmente é uma concentração de ibizas e companhia junto há fronteira.... mas do lado Português, sim porque nos por cá parece que temos um queda grande pelos carros a diesel dos nuestros hermanos “alemães”....

Mesmo sabendo que por cá quando se fala em Seat irá existir sempre uma alminha a lembrar os diesel, eu hoje decidi instruir um pouco mais a comunidade entusiasta da Seat e relembrar que nem todos os Seats emanam um forte aroma a azeite de locomoção e muito menos fazem fumo preto.
Para cumprir a minha tarefa decidi elaborar um top 5 dos SEAT há homem...




E vamos começar pelo NUMEROOOOOOO 5, o Seat Toledo V5.


Em ultimo lugar da contagem encontramos o Toledo da segunda geração com o excelente motor v5 e origem VW. Um excelente carro familiar que produz a modica quantia de 170 animais, originados num bloco 2.3 litros e 20 válvulas...

Existia também o 1.8 turbo de 180 cv outra excelente opção, no entanto o encanto do V5, e o trabalhar do motor levam a que seja difícil não escolher o 2.3 como o mais refinado. 

Já na sua primeira versao existiram também Toledo's  de grande aptencia para este top, nomeadamente o 2.0 16v de 150 cv, mas alguns tinham que ficar de fora, e o carisma desta versão do Toledo tresanda a carro de homem de barba rija, em grande parte graças ao V5..... por outro lado na sua terceira geração a Seat consegue estragar a coisa ao tentar fazer um híbrido de uma vasectomia mais desportiva, dai este quinto lugar.... uma pena porque as versões de turismo deste modelo sempre foram muito porreiras.
















NUMEROOOOOOO 4, o Seat 1430 Bocanegra

Reservei o numero quatro “ for the real” Bocanegra.

 Um pequeno demónio que a Seat lançou ainda quando era parceira Fiat. Tinha por base o chassis do 127 mas com um styling muito distinto comprado há muito pouco italiana Nsu, mas que fora desenhado por um senhor Italino chamado Aldo Sessano.
Como este projecto foi idealizado para um carro todo atras, caracteristico da Nsu, uma das suas caracteristicas distintivas surge por mero acaso.... Sim , aquelas entradas de ar na traseira eram para a refrigeraçao nos Nsu...
A outra era a sua Boca negra, produzida pela grelha e a peculiar stripe muito muscle car.
A outra caracteristica de bastante interesse e o facto de este badboy ter nos anos 70 um motor 1430 de 77 meninos...
fica pelo quarto lugar devido há baixa produçao, mas fica a nota de um carro muito cool.





NUMEROOOOOOO 3, o Seat Ronda Crono

Aquilo que começou como sendo um Fiat Ritmo com um styling diferente, teve um terminus bastante diferente do Ritmo. Para alem de bastante mais raros estes “primos” do Ritmo também tiveram nas suas fileiras versões musculadas, apresento-vos o Ronda Crono.


Na sua essencia era um ritmo Tc, ate nos motores 2.0, mas tinha um twist. As cabeças do motor 2.0 de origem Fiat eram trabalhadas pela Porsche para a Seat naquela que seria uma das primeiras insurgencias da Porsche na Seat através do System Porsche.
Ora na pratica isto significa que o Ronda Crono era na verdade um carro diferente do Ritmo,e convenhamos um styling diferente que na minha opinião não fica nada atrás...




NUMEROOOOOOO 2, o Seat 1430 especial 1600, a.k.a FU


One of the great, é tudo o que tenho a dizer, pouco faltou a este carro para ser perfeito...
Era na sua base um Fiat 124, contudo tinha acabamentos superiores importados do Fiat 125, um dos truques da Seat para fazer carros cool.
Mas o especial deste modelo FU era o facto da Seat ter copiado os tuners da altura e lhe ter dado uma alma de corredor, ou seja tinha um motor Bialbero, twin cam de 95 vitelos escondido debaixo do capot, tal como a maior parte dos Seat de topo na altura, isto numa berlina familiar mid range.

O resultado era um carro de corrida de cinco lugares e matricula. Ou seja, sem muito esforço se passava este modelo familiar de passear a sogra e ir buscar os putos há escola durante a semana, para um track car de fim de semana capaz de não fazer ma figura.
Um bom sleeper antes de existir o conceito sleeper, well done Seat... Well done.

NUMEROOOOOOO 1, o Seat Ibiza SXI

Era incontornável, este foi o Seat que mais brilhou na historia da Seat, e convenhamos o único e verdadeiro Seat, desenvolvido pela Seat.

Esta primeira versao do Ibiza lançado em meados dos anos 80 foi desde cedo um alvo de amor odio, todos já ouvimos falar dos motores system porsche, quase tanto bem como mal...
No entanto pelo meio de tanto ruido o Ibiza pervaleceu e resistiu, e consegiu esconder alguns segredos da populaçao generalista que so conheceu os 1.2 e os tdi.
Este modelo tinha uma versão de duas portas que dava pelo nome de SXI, e essa era uma versão há homem com desempenhos há homem.

Na sua versão mais básica o 1.5 de origem Seat e system porsche debitava 105cv mas, contudo, existiram versões ainda mais poderosas lembro os 1.7  e os infames 1.5 turbo exclusivos dos suíços (you lucky bastards) que puxavam ainda melhor uma carroçaria básica e de peso pluma.
Se isto não bastasse para notabilizar o primeiro dos Ibiza's existiu ainda um a versão bimotor que correu nos rallys em Espanha...

Um verdadeiro ícone que em todas as suas gerações esconde grandes mecânicas a gasolina de topo por baixo de todo o fumo negro da restante família....

Agora..... e depois desta lista, lembrem-se de me falarem de Seat's a Diesel e de como são grandes maquinas.... garanto que sapatos e outra coisas iram voar..... ate há próxima por cá no Vicio dos Carros.



Hélder Teixeira, no Vicio dos Carros

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